Livre arbítrio: Tenho liberdade para crer?

Livre Arbítrio 


Legenda

  • CFW → Confissão de Fé de Westminster.
  • Js → Josué.
  • 2m → 2 Samuel.
  • Jo → Jó.
  • Rm → Romanos.
livre-arbítrio

É comum pensar que a teologia reformada negue o livre arbítrio e se mostre contrária a passagens que enfatizam a importância da decisão humana no processo de salvação. Na realidade, a teologia reformada sempre reconheceu as atividades reais da vontade humana na salvação. (CFW 9.4).

Embora a expressão "livre-arbítrio" não apareça nas escrituras, num sentido técnico ou teológico, é correto dizer que a Bíblia tanto afirma como nega, de várias maneiras, que as pessoas possuem livre-arbítrio. Os teólogos reformados costumam abordar essa questão distinguida entre a livre agência humana, o livre-arbítrio moral e a liberdade absoluta. 
(CFW 3,5,9).

Em primeiro lugar, a livre agência simplesmente reconhece que os seres humanos são criaturas que possuem vontade própria. Ao contrario das pedras, arvores, montanhas e outras partes da criação, os seres humanos fazem escolhas morais. Todos os seres humanos são agentes livres, no sentido em que tomam decisões quanto ao que farão. por esse motivo, também somos moralmente responsáveis pelas nossas escolhas voluntarias. Foi assim com Adão tanto antes como depois de ele ter pecado. Um fato é refletido ao longo da Bíblia. Todas as pessoas têm o dever de fazer escolhas certas e responsáveis. (Js 24.15; 2Sm 12.1-10; Jo 7.24; Rm 1.18-32; 14.13).  


Comentários